terça-feira, 30 de abril de 2013

TODO APOIO À LUTA DOS ESTUDANTES DA UNESP DE OURINHOS, MARÍLIA E ASSIS.


Os estudantes da Unesp de Ourinhos, Marília e Assis estão em greve! A direção da Unesp Marília está ocupada! Em massivas assembleias esses estudantes resolveram tomar medidas de luta diante da política elitista e excludente da Reitoria e do Governo de São Paulo. Isso por que em algumas unidades da Unesp, onde já há uma carência de políticas de permanência estudantil, a reitoria, em recente medida, diminuiu drasticamente o número de bolsas para os estudantes pobres. O governo estadual, a reitoria e as burocracias acadêmicas locais, que se sustentam a partir de um regime extremamente antidemocrático, dão mais uma amostra de que não querem os pobres, negros e trabalhadores dentro da universidade.


E tudo isso numa conjuntura onde os tucanos tentam aprovar o PIMESP, o programa de “inclusão” na universidade pública idealizado pelo governo do PSDB. Na realidade, tal programa, recheado de ataques e concepções preconceituosas, expressa o ódio de Alckmin e do PSDB aos pobres. São tímidas medidas meritocráticas que não garantirão que negros e pobres entrem na universidade. Esse pacote de medidas, que combina precarização e “mercantilização” do ensino e exclusão social na forma de acesso nas universidades, é o projeto de educação tucana. Entretanto, é importante ressaltar, o governo do PT também aplica, a nível federal, esses mesmos ataques. O governo Dilma faz muita propaganda de suas medidas, como as cotas nas universidades federais, mas uma analise mais atenta mostra que através de medidas como PROUNI e REUNI o governo federal também aplicou duras medidas de ataque ao ensino público.

Os estudantes das unidades que citamos deram um basta a esses ataques e resolveram partir para a luta. Estão chamando o conjunto do movimento estudantil da UNESP e do estado de São Paulo a também se organizar e mobilizar. A luta dos estudantes da Unesp de Marília, Ourinhos e Assis é legitima, pois está diretamente conectada com a luta por um ensino público, gratuito, de qualidade e para todos. Os estudantes merecem o apoio de todas as entidades estudantis, sindicais, populares e sociais de todo o país.


O Blog “Adeus ao Capital” apóia a luta dos estudantes de Ourinhos, Assis e Marília. Expressamos nossa solidariedade à luta dos companheiros. Nosso Blog, como espaço de debate e divulgação da luta dos explorados, abre suas páginas para os estudantes em Luta. Achamos, assim como os companheiros, que é fundamental a construção de um grande Conselho de Entidades, nos dias 04 e 05 de maio em Ourinhos, que consiga expandir a luta para outras unidades, aprofundar o debate em cada sala de aula, ganhar o apoio da população trabalhadora e coordenar nossas ações de luta.

TODO APOIO A GREVE NA UNESP DE MARÍLIA, OURINHOS E ASSIS!


BLOG “ADEUS AO CAPITAL”

2 comentários:

  1. ATUALIZADO
    http://greveunespourinhoss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Rafael, a vida nos organismos centralizados já levou você a concluir que o melhor é ser um Socialista Livre? Vamos juntar, companheiro. Vamos fortalecer a luta dos Socialistas Livres. Estamos construindo o movimento. O PSTU me expulsou, porque eu achei uma sacanagem o que o PSTU fez com a LER no congresso da CSP-CONLUTAS. Agora a LER de certa forma o pressionou a sair da organização, porque você é um revolucionário que pensa. Vamos lutar juntos com a marca de Socialista Livre. Estamos construindo algo que não passa por centralismo, passa por princípios classistas e revolucionários, com abengação política para colocar a revolução em prática. Estou te fazendo a proposta. Você mantém seu Blog aí, vamos publicando em parceria, mas assumindo como Socalistas Livres. Estou dentro da CSP-CONLUTAS, até me expulsarem de lá, risos. Que tal?

    ResponderExcluir