quarta-feira, 29 de agosto de 2012

MAIS UM CAPÍTULO DE LUTA E RESISTÊNCIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DA UNESP-FRANCA


Em 1934, militantes trotskistas e anarquistas, reunidos na frente única antifascista, conseguiram, inclusive comprometendo os militantes do PCB, organizar uma forte resistência contra o crescente avanço de grupos integralistas no Brasil. Num evento que ficou conhecido como a “revoada dos galinhas-verdes” esses militantes revolucionários conseguiram dissolver um ato dos integralistas na praça da Sé, em São Paulo, e definitivamente colocaram fim nas pretensões dessa excrescência de organização, que defendia os valores mais atrasados e obscuros.

 Depois de 78 anos, em outro contexto histórico e em outras proporções, o movimento estudantil da UNESP Franca, na melhor tradição antifascista, conseguiu organizar um grande ato-debate contra a criminalização dos movimentos sociais que reuniu cerca de 200 pessoas na universidade para repudiar a presença Bertrand de Orleans e Bragança e do jornalista José Carlos Sepúlveda, representantes de setores entusiastas do regime militar brasileiro e que pregam abertamente a violência no campo e a morte de trabalhadores rurais sem-terra. Estes senhores, que são contrários até mesmo ao projeto de emenda constitucional (PEC) contra o trabalho escravo nas grandes propriedades, vieram para a UNESP Franca a convite de um grupo conservador (CIVI) e sob a benção da burocracia acadêmica.
Em um dia que, com certeza, ficará marcado na história da UNESP-Franca, o movimento estudantil, mostrando que está ao lado dos trabalhadores, dos sem terra que lutam por reforma agrária, dos quilombolas, das mulheres, dos negros e dos homossexuais não se seduziram pelo falso discurso de “liberdade de expressão” defendido pelos conservadores. O que eles defendem não se trata de liberdade de expressão, mas sim liberdade para seguir ocupando os bancos da universidade pública para conspirar contra a própria população, para seguir despejando seus rios de preconceito, para colocar a universidade cada vez mais a serviço dos ricos e latifundiários contra os interesses da maioria da população. 

Como não poderia ser diferente, desmontando o argumento daqueles que falam de uma pretensa liberdade de expressão, a mídia, sempre tão servil aos interesses desses grupos conservadores, já começa a descarregar seu ódio e suas calúnias contra aqueles que lutam pelos interesses da população trabalhadora. Como sabemos, a mídia no Brasil é um verdadeiro monopólio da informação. Com seus recursos bilionários os grandes jornais abrem suas páginas para os conservadores, contam as histórias a seu bel prazer e caluniam todas as lutas dos trabalhadores e da juventude combativa. Isso sim, não é liberdade de expressão. Onde está o direito dos sem terra, dos quilombolas ou do movimento estudantil em se expressar nos grandes jornais? Onde está o nosso direito a contar a nossa versão da história?
Ontem, terça-feira (28/08/2012), mostramos que nossa luta, ao contrário desses novos “pintinhos verdes” do CIVI, vai para além das redes sociais. Nossa luta é cotidiana, real e incansável. Nosso ato ontem foi pelos operários sapateiros de Franca que acordam pela madrugada para se preparar para um longo e duro dia de trabalho. Nossa luta foi em defesa de nossos irmãos no campo que nas madrugadas frias ocupam terras para produzir alimento e viver dignamente. Nosso grito de repúdio foi pela liberdade para poder exercer nossa sexualidade da maneira como queremos sem ter que nos esconder. Nossa palavra de ordem é o eco do grito de resistência dos negros que lutam por sua sobrevivência há mais de quatro séculos.

A luta dessa “terça vermelha” é em homenagem a todos os heróis do povo brasileiro que tombaram. Nesse momento, lembramo-nos dos militantes tombados pela ditadura militar. Dos camponeses assassinados no massacre de eldorado dos Carajás, do massacre do Carandiru, do massacre da candelária e tantos outros genocídios contra os trabalhadores e o povo pobre que são causados por grupos e setores que hoje cinicamente falam em liberdade de expressão. 
O recado foi dado. Somos fortes. Podemos mudar a história. Nossa disposição na luta em defesa dos trabalhadores é indestrutível. Não serão alguns comentários levianos em redes sociais que irão barrar séculos de história de luta e resistência. Definitivamente podemos dizer que ontem foi escrito mais um capítulo da história de resistência e luta do movimento estudantil brasileiro. Nem um passo atrás! Os fascistas e racistas não passarão! 

15 comentários:

  1. E um capítulo a menos na história da autonomia de pensamento que não precisa de tutela de ninguém, mas de bons argumentos, bem construídos e articulados que promovam um verdadeiro debate político, esvaziando os discursos de intolerância que pudessem surgir das falas dos convidados. Mas parabéns, conseguiram fazer exatamente o contrário e frustrar muita gente, inclusive aqueles que apoiavam o "contra evento" enquanto ferramenta de articulação. Interessante ler que as impressões de grande parte dos estudantes da Unesp são consideradas levianas, afinal "leviano" corresponde, dentre outros significados, a imprudente e precipitado - palavras com as quais podemos acertadamente adjetivar o ocorrido.

    ResponderExcluir
  2. Não houve debate. Não houve argumentação. Não houve discurso. Houve histeria e baderna, houve falta de respeito. Defensores de sem-terra que nunca araram uma terra; defensores da classe trabalhadora que nem CTPS têm; revolucionários quando estão em bando e gatinhos domados nos seus estágios e quando estão debaixo das asinhas dos papais (que pagam suas gordas mesadas achando que o filho está estudando). É dessa minoria hipócrita que estamos falando aqui. E vou repetir, enquanto a maioria tiver medo de palavras de ordem, gritaria, punhos cerrados e chinelo de dedo, essa minoria continuará impondo esse pensamento retrógrado, revanchista e autoritário. A pergunta que não quer calar é: vamos continuar nos indignando nas redes sociais, ou vamos fazer algo a respeito?

    ResponderExcluir
  3. ‎"Em um dia que, com certeza, ficará marcado na história da UNESP-Franca, o movimento estudantil, mostrando que está ao lado dos trabalhadores, dos sem terra que lutam por reforma agrária, dos quilombolas, das mulheres, dos negros e dos homossexuais não se seduziram pelo falso discurso de “liberdade de expressão” defendido pelos conservadores."

    Ou seja, apropriam-se de todos os discursos possíveis. Esquecem que os maiores perseguidores de Homossexuais e Judeus foram os Soviéticos. E que os Frankfurtianos chamavam o homossexualismo de "aberração burguesa". Alias, esquecem não, nunca souberam disso.

    E logo em seguida afirma-se que "não se seduziram pelo falso discurso de liberdade de expressão". Vamos vendo onde isso vai parar, vamos vendo...

    ResponderExcluir
  4. Bem vejo que essa gente não é democrática coisa nenhuma, só no discurso mesmo para enganar os desavisados. Com esse blog tendo um rostinho de lênin como parâmetro, bem, podemos ver que vocês não querem saber da liberdade de expressão dos outros, só a de vocês, aliás, uma expressão vergonhosa como essa; uma baderna! Por isso o comunismo é imoral e hipócrita, não é justiça social coisa nenhuma, é mesmo uma tentativa de ganhar a confiança das pessoas com esse discursinho de igualdade e blá blá blá. Meus sinceros parabéns á esses idiotas úteis, que lambem as botas de ditadores comunistas e depois com essa mesma língua querem falar de liberdade. Parabéns àqueles que estão levando a sociedade à uma terrível ditadura e controle do indivíduo. Devemos lembrar que nas monarquias há partidos de esquerda, de direita, de centro, etc. mas no comunismo há só um partido controlando tudo! Estranho, não?! E esses mesmo que defendem direitos dos homossexuais, são contra a religião, etc. também apóiam ahmadinejad, que com seu fanatismo religioso culpa as mulheres pelos males de sua sociedade e pune os homossexuais com a morte; muito mais contraditório isso, não é mesmo, gurizada esquerdopata???

    VOCÊS SÃO A FAVOR DE UMA SÓ 'LIBERDADE' PARA ACABAR COM TODAS AS OUTRAS LIBERDADES; AMAM UMA DITADURA DO TIPO SOVIÉTICA, onde milhões morreram nesse regime imoral e sanguinário! Parabéns mais uma vez, BANDO DE HIPÓCRITAS DEFENSORES DE GENOCIDAS!!!

    ResponderExcluir
  5. Ooo bando de metralhadora de merda!!

    Vão estudar um pouco o que é que marx-engels-lenin e trotsky diziam e fizeram. A URSS stalinista não tem nada a ver com o marxismo, ahmadinejad não tem nada de socialista (hoje em dia qquer um que é conta a dominação imperialista é chamado de comunista).
    O socialismo nunca existiu! CUba, venezuela, china, União sovietica stalinista são todos simulacros do comunismo. Lenin e Trotsky lutaram até a morte contra a ditadura da burocracia de stalin, contra o massacre dos verdadeiros comunistas.
    O socialismo existirá quando os trabalhadores estiverem no poder. É a ditadura sim: a ditadura dos 99,99% de operários, sem-terra e demais oprimidos contra os 0,01% de burgueses parasitas, reacionários e fascistóides que serão enterrados com esse sistema de miséria que é o capitalismo.

    Por trás desses discursos falsamente democráticos de "o socialismo é uma ditadura", " o socialismo deu errado", escondem a REAL opinião de vcs, são reacionários, adoradores do status quo, desse sistema de exploração do homem pelo homem, da repressão aos pobres no campo e na cidade. Vcs que são "filhinhos de papai", que andam de carro e fecham o vidro ao negro passar, q querem continuar sendo a elite cult-intelectual universitária que corresponde a 3% da juventude brasileira, q querem q os únicos pobres q entrem na universidade sejam as faxineiras e trabalhadores, q acham q a universidade deve estar a serviço do capital.

    Vcs q são hipócritas defensores de genocidas! Se coloquem abertamente como defensores da ditadura militar, dos escravistas, de mussolini, do bope, etc, etc. ìdolos não faltam a vcs!

    ResponderExcluir
  6. Você disse bem: socialismo nunca existiu. E nem vai, porque é utópico. Esse mesmo socialismo que Lenin e Trotsky, segundo você, defenderam, é o mesmo discurso que os petistas defendiam para o Brasil. E agora o que se vê é todo o esgoto escorrendo de suas tripas, mostrando quem realmente são.

    Sou conservador, sou direitista, e defendo o direito de propriedade, porque eu, melhor que filhinhos de papai que usam camisas do Che Guevara enquanto brincam em seus Ipads, conquistei o que tenho por esforço e meios próprios. Conheço a vida o suficiente e sei o que é ser trabalhador. Enquanto há "trabalhadores" que na primeira oportunidade se esbaldam de fortunas ilícitas. Estudei em escola pública e hoje sou acadêmico de Direito em uma universidade federal, por meu esforço. Joaquim Barbosa, hoje ministro da Justiça e vice presidente do STF, é negro, filho de pedreiro, e está onde está. As oportunidades aparecem pra quem quer. Não para preguiçosos que mamam das tetas da Nação.

    Então pondere mais, antes de julgar um verdadeiro conservador. Há muito mais hipócritas no lado esquerdo da Bandeira, que os "fascistas" de direita.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SAGA MEU FILHO, também sou trabalhador, quer que mostre meu holerith e os calos na minha mão?
      Como já disse antes, as vagas na universidade são limitadissimas, apenas 3% da juventude consegue entrar, vc acha realmente há espaço para toda a população estudar seja direito, engenharia, medicina ou ser rica? Não, a maioria não consegue estudar pq o sistema é organizado pra ser desigual. Vc acha q todos poderiam ser empresários bem sucedidos? Não, pq o sistema é exploratório. Quem iria trabalhar? quem iria ser explorado para dar lucro aos capitalistas? O capitalismo é assim, um punhado vive de mordomia, com iates, helicopteros e uma vida de festa, e a grande massa vive de trabalhar, acorda cedo, trabalha, passa fome, se endivida no cartão, dorme tarde.

      Concordo q entre os trabalhadores há traidores, como Lula, Evo e tantos outros dirigentes sindicais, dirigentes de movimentos sociais, etc, etc, mas eu luto para essa traição acabar. Q TODA A BURGUESIA E OS TRAIDORES DA PRÓPRIA CLASSE MORRAM! Luto pelo avanço na consciencia de classe dos trabalhadores, e quando descobrirem essa traição eles não vão perdoar. A burguesia será apenas uma palavra nos livros de história.
      Sinto realmente q vc como se diz "trabalhador" tenha sido recrutado pro exército da burguesia, na verdade vc é um CÃO QUE VAI VIVER DAS MIGALHAS Q CAEM DA MESA DA BURGUESIA, vai defender a justiça burguesa como uma verdade, a msm justiça q deixa livre maluf-serra-alckmin, assassinos de milhões, e mantêm presos por 20 anos os negros e pobres "ladrões de galinhas" e traficantes de baseado.
      BUENA SUERTE NA SUA BELÍSSIMA CARREIRA! VARRENDO O LIXO SUJO DOS PODEROSOS!

      Excluir
  8. Vê como essas criaturas são caricatas, alienadas e autoritárias? Se acham os paladinos da justiça e da razão. Mal usavam fraldas quando o muro de Berlin caiu e ousam falar que socialismo nunca existiu. É incrível que de todos os países que aderiram à revolução marxista, isso uns mais de 50 no século passado, TODOS deram origem à ditaduras sanguinárias, ao molde da mentalidade desse bloguizinho. Diálogo o caralho, eles querem é porrada.

    Agora peça para que eles citem um único autor liberal. Eles não tem a mínima ideia de quem são Ludwig von Mises, Friedich Hayek (prêmio nóbel), Rothband, Thomas Sowell, Milton Friedman ou até mesmo o grande Eugen von Brohn-Bawerk (refutou Marx... 100 anos atrás). Vai ver que a ideia deles seja essa mesma. São tão inseguros que sabem que se conhecerem o outro lado, suas teorias não se sustentam com peia que vão levar de um único parágrafo de Walter Block ou Walter Willians, imagina contra algum de Ayn Rand.

    Vou deixar isso aqui para ver se alguém tem a coragem de ler. http://www.ordemlivre.org/2012/08/uma-unica-licao-de-economia/

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Eu achei o ato digno pelo cara ser mesmo um fascistóide dizendo que quer a morte dos sem-terra. Mas do que diferem dos fascistóides aqueles que pregam a morte de "burgueses e traidores"? SAI DE MIM gente autoritária. Não quero ser explorada nem por loucos de direita nem de esquerda. SOCORRO. Bem que Marx dizia que: - Se esses aí são marxistas, eu Marx, não sou marxista. kde a Dialética, kde kde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sabia que D. Bertrand era fascista. Eu pensava que ele era conservador. Quais são as semelhanças entre o conservadorismo e o fascismo? Ademais, eu nunca o vi pedindo a morte de quem não tem terra. Você poderia me mostrar onde foi que ele falou isso?

      Excluir
  10. Sempre vêm com esse discurso de exploradores, mas não sabem que Marx tinha empregada e nunca a pagou. Ainda teve um filho com ela, que tinha que comer longe da mesa da família, no porão, aquele bastardinho proletário.

    ResponderExcluir
  11. Depois de tamanha demonstração de bravura anti-capitalista eles devem ter se juntado todos pra pedir esfirras do Habib's e comer alguns BigMacs enquanto twitavam suas glórias e compartilhavam no Facebook e no Blogspot suas histórias heróicas de luta anti-imperialista.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, foram muito corajosos! Principalmente em se tratando de um idoso... ESQUERDALHA FILHA DA PUTA!

    ResponderExcluir
  13. Definitivamente, Comunismo é doença! Devia ser proibido e criminalizado tal qual o Nazismo!

    ResponderExcluir